sábado, 20 de junho de 2009

Mona Lisa








Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda ou, em francês, La Joconde, ou ainda Mona Lisa del Giocondo), é a mais notável e conhecida obra do pintor italiano Leonardo da Vinci. É nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato.

O quadro apresenta uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. Seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo.

Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos.

Leonardo começou o retrato em 1503 e terminou-o três ou quatro anos mais tarde. A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta agora no Museu do Louvre, em Paris, e é a maior atração do museu.





6 comentários:

  1. Lets, este post está muito bom! O que foram fazer com a Monalisa? Quando morei em Paris, um dia fui ao Louvre só para vê-la e sabe o que vi? Um quadro minúsculo com vidros emtodos os lados, bem como policiais, e um aglomerado de gente. Só. Prefiro as versões do seu post!
    Querida, quando vc vai ao s meus Blogs? Publiquei no Galeria, tenho dois Blogs novos, o AMOR e o FEMININA estão de cara nova, e com posts bem legais. Eu venho aqui, por que vc não vai lá?
    Eu a espero, viu?
    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Lets, peguei as suas "giocondas" e vc fazer uma homenagem a vc no meu Blog TUDO.
    Beijos,

    Não há mais POEMAS DA RENATA, GÓTICO, SELOS, PRÊMIOS E IMAGENS. Agora é TUDO, MÁXIMAS, POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA (blog coletivo, 2 portuguesas e 2 brasileiras, eu e a Sandra, que é sua amiga):
    http://blogrenatatudo.blogspot.com
    http://blogrenatamaximas.blogspot.com
    http://blogrenatapoesia.blogspot.com
    Ptto, mude os seus links e visite estes novos Blogs, quee stão bem legais.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  3. Lets:
    A Sandra me mandou um mail hj, desesperada, dizendo que tinham detonado o Blog dela. Eu lhe disse que ia correndo para lá, mas quando fui acessar o Blog, veio o aviso de que tinha sido removido. Eu não sei o que aconteceu.
    Um beijo,

    PS: Obrigada por me comentar, mas vc esqueceu do GALERIA...

    ResponderExcluir
  4. Achei muito legal essa postagem até comentei no Blog da Rê.


    Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Tentaram roubar o meu blog.
    Corri o dia todo hoje atras dele. Chorei muito ontem. Mas graças a Deus, tudo deu certo.
    Passe em curiosa e pegue um selinho
    Sandra

    ResponderExcluir
  6. Tem selo luz para vc. em curiosa. Passe lá.
    Sandra

    ResponderExcluir

Eu adoro ler comentários
Deixe unzinho!! Bjssss